MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Resistir ao impulso de comer quando estamos cercada de comidas gostosas, calóricas e pouco nutritivas é difícil, pois nem sempre estamos "fortes" o suficiente para isso. Por isso, é preciso evitar os "estímulos ambientais" principalmente no início da "dieta" ou da reeducação alimentar.
A idéia é manter estes alimentos fora do nosso campo de visão, então a tarefa é organizar a casa e o ambiente de trabalho, colocando os alimentos tentadores (ou proibidos, dependendo da dieta) onde não sejam vistos tão facilmente e colocar os alimentos permitidos (ou preferíveis) mais à vista, arrumando os armários, a geladeira, a mesa de trabalho, as gavetas, tudo enfim. Isto é algo que sempre é focado nos Vigilantes e é uma coisa que já aprendi: ter guloseimas próximas é um erro fatal! Ainda me lembro do episódio da Gripe e Calipso.

Outra dica da autora é trocar os talheres e pratos por outros menores, pois pratos e talheres grandes estimulam a comer mais. A mesma quantidade de comida pode parecer bem "maior" ou "menor" dependendo do prato/talher utilizado.

Outro fator que entra na organização é sempre ter a mão os ingredientes para fazer as refeições light: verduras, legumes, frutas, atum light, filé de frango, hamburguer de perú, o que seja que você goste. Pois assim, ao chegar em casa, dá para fazer um lanche leve, ao invés de pedir uma pizza!

Também podemos ter na cozinha equipamentos que facilitem o emagrecimento: potinhos para congelar as porções, colheres de medida, o grill George Formann (que tira a gordura do alimento, é maravilhoso), secador de folhas, etc. Para mim isto facilita, e muito, o emagrecimento...

Minha casa já está bem light, só permito a entrada de barra de cereais e compro doces somente em porções pequenas, para comer no mesmo dia. Procuro (nem sempre consigo) ter verduras, legumes e frutas em casa. Isto é bom para mim e para meus filhos, que começaram a comer melhor. Quanto aos talheres, para mim isto não é necessário, pois meu problema não é comer comida, é beliscar muito durante o dia (e sem talheres). Novamente, considero a tarefa cumprida!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-se e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento;
4) Arrumar tempo e energia para fazer dieta.

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

1 comentários:

claudia disse...

HEHEHE realmente, comer, sem ver tv , nem nada ahhh eu n consigo :), ou melhor consigo mas como tudo rapido, eu sou uma mulher das cavernas hahaha. Ahhh eu adoro cozinhar principalmente doces, mas se quero emagrecer n posso pensar tanto nisso e como passo o dia em casa é facil aprender a cozinhar, devo ter 20 livros de cozinha e 2 são gigantes tipo dicionario hehehe :)
bjs fofos

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