MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Eu estou fazendo as tarefas do Pense Magro no meu ritmo, então semana passada não rolou... Retomando, segue a 18ª tarefa!

Uma maneira fácil de perceber se você comeu exageradamente é imaginar se você conseguiria fazer uma caminhada acelerada depois de comer com a mesma facilidade que faria antes de comer. Se não conseguir é sinal que comeu demais. Observe suas refeições daqui pra frente. Tente parar de comer quando se sentir satisfeito ou um pouco antes.

Para que você emagreça e não engorde mais, precisa desfazer a associação existente entre ter comido demais e estar satisfeito. Quando você desfizer essa associação, terá muito menos dificuldades e se sentirá muito menos em privação.

Pensamento sabotador: Eu realmente gosto de comer bastante. Qual é o prejuízo de comer bastante se os alimentos são de baixa caloria ou até "livres" delas?
Resposta adaptativa: Há um perigo em potencial. Eu preciso acostumar a me sentir apenas medianamente satisfeito. Mesmo que hoje eu abuse de alimentos com baixo teor calórico, amanhã ou depois posso ficar vulnerável a comer em demasia outros tipos de alimentos. Eu devo aprender a comer normalmente.

Eu nunca tive o hábito de comer até passar mal. Fico espantada com as pessoas que comem feijoada no sábado e levantam da mesa para ir para a cama, pois não conseguem nem andar. Ou então das que comem churrasco a tarde toda. Para mim isto é inconcebível... Mas mesmo assim engordei. Talvez eu comesse muito, em porções pequenas, várias vezes ao dia! Bem, esta é uma tarefa que já está naturalmente cumprida. Se for necessário, consigo caminhar após o almoço, todos os dias!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler a lista das razões que tenho para emagrecer e outros Cartões de Enfrentamento, quando precisar;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Planejar a alimentação, mensurar os alimentos e preencher o Jornal Pessoal logo após comer, evitando a alimentação não planejada;
4) Agendar atividades físicas mantendo-me firme no plano de exercícios escolhido;
5) Ficar atenta a meu corpo para conseguir diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer;
6) Não esquecer: EU TENHO A CAPACIDADE DE ESPERAR ATÉ A PRÓXIMA REFEIÇÃO!
7) Elogiar-me e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento, para poder comprar um presente a cada 2 quilos emagrecidos;
8) Refletir sobre minhas experiências alimentares para fortalecer meus hábitos bons e aprender sobre meus erros;
9) Estar atenta à minha sensação de saciedade, parando de comer assim que estiver satisfeita;
10) Parar de me enganar (19ª Tarefa).

Mais informações sobre o livro "Pense Magro", olhem a reportagem da Veja sobre o livro neste post.

3 comentários:

Lídia Carla disse...

Oi linda,
Eu consigo comer até quase passar mal sim!!
Lógico que agora não faço mais isso né, mas antes era fácil.
Beijos!

Cinthia disse...

ola! tdb sou amiga da sammy, e estou na luta da balança. posso te adc? bjsss

Tamara Araújo disse...

oi amiga, eu tomo umas capsulas enibidora de apetite, até diminuiu um pouco da minha fome... ela é natural...beijo

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