MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Oie, meninas! Conforme havia prometido, hoje é o dia em que estou fazendo o exercício de tolerância à fome. Mas primeiro, preciso contar o que aconteceu ontem...

Até a hora do almoço tudo correu bem. O café da manhã foi pão integral light, queijo branco e leite desnatado. O almoço, arroz integral, feijão, hamburger de peru e salada de alface. De sobremesa, uma goiaba e uma colher de sopa de doce de leite light. Tudo perfeitinho!

Como estava muito calor, não consegui ir à academia, então fiquei no ar condicionado vendo Lost. Mas eu não contava que as 16:00 (seria o final da primeira hora de ginástica), eu senti uma vontade de comer, aí comi um pacotinho de mini quaker de chocolate. Não fiquei satisfeita, mais um pacotinho. Depois, mais uma barrinha. Aí pensei: vou comer pipoca, pois vai me encher o estômago. Que nada, seguiu-se um pão com queijo branco (para ver se proteína diminuia a fome), outra barrinha de cereal. Só então parei... E a noite, comi 1 1/2 fatia de pizza, com sorvete de sobremesa (foi pouquinho, mas foi). Credo, que vergonha! Mas não estou aqui para mentir, para fingir que está tudo bem, que continuo na dieta. Estou aqui para dividir com vocês tanto o que deu certo quanto o que deu errado...

Então eu agora preciso me perdoar e seguir em frente. Mas também não posso fugir de analisar o que aconteceu e entender tudo aquilo... O que eu pensei:
1º) A draga atacou justamente na hora em que eu faria minha primeira hora de ginástica. Eu sei que exercícios geram serotonina, assim como a comida. Meu corpo deve ter sentido falta, mas eu ainda não consigo perceber que é falta de exercício e não de comida.
2º) Eu estava sozinha em casa, meus dois filhos foram para a casa de amigos. Não notei, mas podia estar me sentindo solitária.
3º) Não consegui ficar no computador, visitando os bloginhos das amigas por muito tempo, o calor não deixou. Mesmo agora estou transpirando horrores! E eu sinto falta disso, que me serve como incentivo fundamental.
4º) Não senti nenhuma angústia, era apenas uma ansiedade mesmo. Pensando agora, será que era tédio? Mas eu estava vendo meus seriados queridos, os de 2ª feira, além de Lost, que foi empolgante como sempre! Pensando melhor, eu estava ansiosa pelo exercício de tolerância a fome, que estou fazendo hoje... Este faz mais sentido!
5º) Mais um fator: ainda não me conformo em ter feito tudo direitinho na semana passada e não ter emagrecido!

Então, resumindo, o fator preponderante foi eu não ter conseguido ouvir meu próprio corpo. Se tivesse dado pausa no DVD, e ter caminhado por 30 minutos, apesar do calor, talvez este episódio não tivesse acontecido. E isso foi agravado pela ansiedade de passar fome hoje e pela frustração de não ter emagrecido... Tudo gerenciável! O importante não focar o erro, mas sim o que eu aprendo com ele! Vivendo e aprendendo!

Bem, agora vamos falar da 12ª Tarefa: praticar a tolerância à fome, proposto por Judith Beck. Este exercício é para que eu aprenda que tenho capacidade de tolerar a fome, tirando minha atenção deste desconforto. Se eu sei que comerei daqui a duas horas, por exemplo, não faz sentido eu me desesperar e atacar a geladeira, vale mais a pena conviver com o desconforto... Pelo menos é isso que eu pretendo aprender!

No entanto, como aprendi ontem, meu pico de fome acontece na metade da tarde, então fiquei com medo de me descontrolar! Por isso, não tomei café da manhã, e vou comer as 17:00. Serão 8 horas de jejum, mais 11 horas desde comi ontem, totalizando 19 horas! Aí, que medo!

Cartão de Desconforto
HoraNível atual de desconfortoComo estou me sentindo
09:000sempre acordo sem fome, e hoje, como comi demais ontem, acordei enfastiada
10:002início da fome, tomei 2 copos de água
11:008senti cheiro de comida do vizinho, meu estômago se retorceu, tomei 1 copo de chá branco
12:0010morrendo de fome, estou visitando amigas virtuais para me distrair, tomei mais 1 copo de chá
13:007a fome deu uma aplacada... Mais dois copos de água!
14:006a fome não sumiu, está em um estado platô, me incomodando, mas menos que antes
14:308meu marido está fazendo comida, meu estômago se retorce, faço este post para distrair
15:005como é difícil! tomei um banho, tomei 2 copos de água e 2 xícaras de chá e uma hora de Law&Order para distrair
16:004Agora falta pouco! Mais 2 xícaras de chá! A sensação de estômago vazio crescendo, mas o incômodo é menor (costume?)...
16:303que ansiedade, só falta meia hora!
17:003Nem acredito que acabou e eu consegui. Sucesso!

Bem, agora a comparação entre este desconforto com outros vividos anteriormente. Bem, há 15 anos quebrei três ossos do tornozelo, tive que operar, coloquei vários pinos, fiquei sem andar por 6 meses. Este foi o desconforto de nível 10. Há três anos tive uma dor de dente que demorei dois anos para descobrir o que era, pois ela não era localizada, doia a face toda, então este foi o desconforto de nível 8. Outro desafio que vivi foi passar dois anos tentando engravidar, este não era dor física, mas dor emocional, que classifico como de nível 10. Tive perdas de familiares, minha avó, há 20 anos, perto do dia do meu aniversário, e da minha tia, quando tinha 7 anos de idade. Mas não sei como classificar, parece que estou comparando... Bem, me sinto melhor deixando não classificando. O desconforto com a fome não chega nem perto disso tudo... É, no máximo, um nível 3... Totalmente suportável, e com data para terminar!

Terminou! Um sucesso! Eu venci a fome, mostrei (para mim mesma) que sou mais forte do que ela... Agora, tomar uma sopinha e uma fruta, para acostumar o estômago, hehehe. Amanhã ninguém me segura: RA volta à toda. Este é o segundo desafio, voltar à dieta sem querer descontar o jejum... Mas é apenas mais um desafio, e eu sou FORTE!!!!

Ah, obrigada Andrea, pelas ilustrações desta página... Passei horas no blog dela, que é lindo, foi uma grande ajuda!

11 comentários:

clau disse...

Olá Nathália :)
Não fique tristinha não, mas vale assumir o erro e encarar ele de frente e andar para frente como vc está a fazer. Mas sabe eu tb dá-me a fome a serio é por volta das 16:00 horas, então eu como bem de manhã e almoço e de tarde n tenho tanta fome e tento não pensar no que queria comer. E agora quando vou ao super, não passo na zona de bolachas, bolinhos e chocolates, e se passo vou a correr assim só pego em bolachinhas para o meu filho tipo Maria ou de Maizena como vcs tem ai e pronto hehehe. Vc vai conseguir, amanhã será um novo dia :)
bjs Clau

Mariana disse...

Nossa amiga vc é forte eu não conseguiria passar 8hs sem comer eu passo mal, minha pressão abaixa.
Parabéns por vencer mais esse desafio, mais não faça mais isso, ta.
Bjusssssssssss

Andrea Hulewicz disse...

Olá, imagina, use a vontade todos q quiser é um prazer!!!
Ai ai, a tarde pra mim é um horror, é a hora q mais tenho vontade de comer doces, eu sei q é ansiedade, mas é dificil controlar... boa sorte pra vc, bjusss

Eydu disse...

nossssaa !!!!!
axo que nao conseguiria ficar tantas horas sem comer ainda nao ...mas axei interessante a proposta quem sabe mais p frente rsrsrs
espero que hoje tenha dado tudo certo
bjim

clau disse...

Oi linda, aqui em ortugal o frio até é bem traquilo com o resto da Europa, meu marido esteve a semanas em Londres e ai ele passou frio :). Ah eu queria estar tb no calor, mas paciencia ehehehe, eu não sei se vc já se apercebeu mas não sou Brasileira, é que mtas meninas estão a pensar que sou :)
Bjs Clau

Liny disse...

Gostei da ideia, eu acho que eu conseguiria, mas so fazendo para saber, mas tenho que fazer em um dia que eu nao esteja em casa, pois em casa, pertinho da comida, fica muitooooo dificil... bjinhus
Aline Melo

clau disse...

Ah hehehe, é dificil, não começar escrever como vcs escrevem torna-se bem mais facil Nathália, porque em vcs é mais bonita a forma de falar, mas tb não quero q pensem q estou a fingir q sou outra pessoa :). Afinal vc tem sangue portugues :), eu tb tenho familia ai, primos tio, mas n já existe ligação, é a vida e já estive ai com 3 anos de idade e só me lembro de um dos meus tios me oferecer uma caixa enorme de garotos hehehe ainda me lembro e tinha 3 aninhos, que horror hehehe já era gordinha.
Bjs Clau

Anônimo disse...

hummmm vc apareceu na tv é... mas dizem que agente engorda na tv rsrs... ah sobre suas jaquinhas, relaxa amiga as vezes não tem como se controlar mesmo.. mas já sabe o que tem a fazer né.. então beijinho e até mais ;*

Loyola disse...

eita amiga poderosa!! muito bem!!! vc está de parabéns pois segurou a barra direitinho :) esse é um exercicio interessante que nunca tinha pensado em fazer nem tão pouco penso que conseguiria! kkk RA sim, fome não! :D beijocas*

clau disse...

Nathaia :)
Não tem mal dar erros comigo, q eu tb dou muitos :) escreve-se Trás-os-Montes, só faltava o acento hehehe. Eu nasci em Viana do Castelo :) e sei que as pessoas da tarra da sua avó tem um feitio mto forte :).
Bjs Clau

Lídia Carla disse...

Oi linda,
Tem selinho pra vc, vai lá buscar!
Beijos bom fim de semana!

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails