MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Judith Beck afirma que as pessoas que fazem dieta tem sensações intensas de fome, que sempre aparecem como uma "emergência", toda a atenção se concentra no desconforto que a sensação de fome provoca e em saber quando e onde iremos comer novamente, tendo a certeza de que não suportaremos tolerar esse estado por muito tempo.

A ideia é aprender que é possível tolerar a fome, assim, ao sentir fome fora do horário da refeição é preciso ser firme e dizer "paciência, eu gostaria de comer agora, mas tudo bem, posso esperar". Com treinamento, conseguiremos voltar nossa atenção para outras atividades e a sensação intensa de fome irá passar.

No dia escolhido para suportar a fome, tome o café da manhã e propositadamente não coma mais nada até o jantar. Na hora em que costuma almoçar, anote no seu caderno o grau em que está a sua fome numa escala de 0 a 10. Continue anotando de hora em hora o quanto está se sentindo desconfortável por ficar sem comer. Compare a anotação recente com a anterior. Perceba o quanto você consegue resistir. Só coma novamente no jantar. Lembre-se de momentos em que foi obrigado ficar sem comer, como jejuar para um exame. Lembre-se sempre que você é capaz de resistir à fome, pois ela não é uma emergência. A autora diz também que é interessante comparar o "desconforto" provocado pela fome com outros desconfortos já vividos em outras situações (doenças, tragédias pessoais, etc).

Cartão de Desconforto
HoraNível atual de desconfortoDesconforto durante a última hora
(nenhum, leve, moderado ou grave)
13:00NenhumaNenhum a leve
14:00LeveNenhum a leve
15:00NenhumNenhum a leve
16:00LeveNenhum a leve

Bem, eu estou de dieta há 2,5 meses, então já estou no processo de aprender a controlar minha fome... Gostaria de tentar este exercício mas, como toda gordinha, tenho medo de morrer de fome, não resistir e atacar a geladeira e, aí sim, comer tudo que não comi nestes dois meses e meio. Também estou fazendo exercícios, então fica difícil pular que nem louca no trampolim sem nada no estômago...

Mas mesmo assim gostaria de fazer este exercício. Quando tinha entre 18 e 20 anos costumava jejuar por um dia, sei lá, mensalmente, para desintoxicar o corpo. E conseguia, não era difícil. Mas parece que esta minha capacidade está muito longe, e gostaria de recuperá-la. Estou fazendo exercícios mais fortes na 2ª, 4ª e 6ª. 3ª que vem vou fazer balance e hidro, mas na 5ª posso não fazer exercícios, e aí poder me concentrar e tentar este exercício!

Ah, acabei de pedir o livro de tarefas do Pense Magro na Saraiva. Pela internet está em oferta, de R$42,00 por R$30,00, e eu ainda tinha R$15,00 de crédito, então saiu pela bagatela de R$15,00... Estou bem satisfeita!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-me e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento, para poder comprar um presente a cada 2 quilos emagrecidos;
4) Manter-se firme no plano de exercícios escolhido;
5) Ficar atenta a meu corpo para conseguir diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer;
6) Supere o desejo incontrolável por comida.
*** Não esquecer: exercício de tolerância à fome na 5ª ***

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania e da Déia; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

8 comentários:

Débora disse...

Oi Nathália!!! Também estou fazendo este programa do Pense Magro e assim que atingir a minha primeira meta (75.0) vou me presentear com o livro e o caderno de tarefas... :)
Beijinhos linda, tenha uma ótima noite!

Regiane C disse...

Olá querida!!!

Obrigada pelo selinho, vou pega-lo. Mues dias estão uma loucura.

Abraço forte Regiane

Lídia Carla disse...

Oi,
Passando para agradecer a visita.
Tbm tô te seguindo tá?!
Temos que unir forças queimar calorias neste desafio!
Beijos!

Vania San disse...

Sabe que ontem acabei tendo que praticar a tolerância à fome, mas foi no café da manhã, para fazer exames. Foi relativamente tranquilo, seu para suportar, mas não gosto muito não rss

beijos

Vania San disse...

vou comprar o livro de taferas lá também rss

beijos

Kamila disse...

amiga obrigada pelos sleinhos viu???fikei mto feliz


e sobre o livro pense magro todo mundo fala mto bem dele ne??ja tentei axar download dele na net (uiaaa hehehe) mais nao encontro, vou ter q comprar mesmo...curiosidade hehehe


bjos

Mariana disse...

Oi amiga tem selinho novo pra vc no meu blog, pega lá.
Bjusssssssssss

Tamara Araújo disse...

Oi Nathalia, vish agora eu me controlo mais a fome é grande demais mulheeer... Fui ao endo e ele me fez uma pergunta interessante. se eu tinha fome ou vontade de comer.. fiquei pensando nisso e concluir que é totalmente diferente... Sei que hj tenho fome, pq ando comendo menos (bem) menos, mas antes era só vontade e compulsão :/
vou melhorar nisso se Deus quiser! beijo flor...

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