MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Exercícios ajudam a aderir à dieta, a controlar o apetite, a melhorar o humor e aliviar o estresse, queima calorias, preserva o tecido muscular, promove a autoconfiança, ajuda a se sentir melhor fisicamente e a evitar doenças. Existem os exercícios espontâneos (feitos aproveitando situações cotidianas como subir escadas, caminhar mais até o trabalho, etc) e os exercícios planejados (para os quais estipulamos um horário, uma regularidade para fazer exercícios específicos).

A pirâmide acima, retirada de uma matéria da revista Isto é, criada por professores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostra a hierarquia das atividades físicas ideais para serem realizadas, trabalhando com proporções. Os degraus vão subindo conforme a quantidade de tempo recomendada para cada atividade, de modo que a inércia - que fica no topo - mereça um espaço mínimo na vida das pessoas. Na base estão ações que devem ser realizadas com a maior frequência possível, como caminhar, andar de bicicleta e fazer trabalhos domésticos. No segundo degrau vêm os exercícios aeróbicos. E, mais acima, o fortalecimento dos músculos e o alongamento. A finalidade da pirâmide é passar a mensagem de que a atividade física deve ser um estilo de vida. Está assistindo à televisão? Esqueça o controle remoto e levante-se para mudar de canal. A casa necessita reparos? Faça você mesmo! Precisa fazer compras? Vá a pé e carregue as sacolas. Qualquer contração muscular eleva o gasto energético em relação ao repouso, melhorando o desempenho do corpo.

Bem, apesar de não conseguir ter a consistência que gostaria (afinal, sou perfeccionista!) estou fazendo uma média de 5 a 7 horas de ginástica por semana, entre caminhada, ciclismo, localizada, hidroginástica, balance e jump. Mais uma vez a tarefa já foi cumprida anteriormente. Isto deve significar que, desta vez, estou no caminho certo!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-se e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento;
4) Manter-se firme no plano de exercícios escolhido;
5) Estabelecer metas realistas.

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails