Exercícios ajudam a aderir à dieta, a controlar o apetite, a melhorar o humor e aliviar o estresse, queima calorias, preserva o tecido muscular, promove a autoconfiança, ajuda a se sentir melhor fisicamente e a evitar doenças. Existem os exercícios espontâneos (feitos aproveitando situações cotidianas como subir escadas, caminhar mais até o trabalho, etc) e os exercícios planejados (para os quais estipulamos um horário, uma regularidade para fazer exercícios específicos).A pirâmide acima, retirada de uma matéria da revista Isto é, criada por professores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostra a hierarquia das atividades físicas ideais para serem realizadas, trabalhando com proporções. Os degraus vão subindo conforme a quantidade de tempo recomendada para cada atividade, de modo que a inércia - que fica no topo - mereça um espaço mínimo na vida das pessoas. Na base estão ações que devem ser realizadas com a maior frequência possível, como caminhar, andar de bicicleta e fazer trabalhos domésticos. No segundo degrau vêm os exercícios aeróbicos. E, mais acima, o fortalecimento dos músculos e o alongamento. A finalidade da pirâmide é passar a mensagem de que a atividade física deve ser um estilo de vida. Está assistindo à televisão? Esqueça o controle remoto e levante-se para mudar de canal. A casa necessita reparos? Faça você mesmo! Precisa fazer compras? Vá a pé e carregue as sacolas. Qualquer contração muscular eleva o gasto energético em relação ao repouso, melhorando o desempenho do corpo.
Bem, apesar de não conseguir ter a consistência que gostaria (afinal, sou perfeccionista!) estou fazendo uma média de 5 a 7 horas de ginástica por semana, entre caminhada, ciclismo, localizada, hidroginástica, balance e jump. Mais uma vez a tarefa já foi cumprida anteriormente. Isto deve significar que, desta vez, estou no caminho certo!
Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-se e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento;
4) Manter-se firme no plano de exercícios escolhido;
5) Estabelecer metas realistas.
Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania; Matéria da Veja sobre o livro neste post.






0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!