MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Comer lentamente é essencial porque ao comer devagar nosso cérebro tem tempo para registrar que estamos satisfeitas e porque quando conseguimos apreciar cada porção de comida nos sentimos mais satisfeitas depois de comer. Existe um intervalo de até 20 minutos entre o momento que o nosso estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro, por isso é que precisamos comer num ritmo mais lento, para possibilitar que a saciedade aconteça.

Como desacelerar:
• Modificar alguma coisa em seu ambiente de refeição (por exemplo, mudar o tamanho dos pratos, de fundo para raso;
• Ajustar um cronômetro para soar de três em três minutos para descansar os talheres;
• Tome goles de água depois de algumas porções: beber entre as garfadas ajuda a comer devagar;
• Prestar atenção nas mudanças de seu organismo: procure sinais de que está começando a ficar satisfeito, tomando consciência das sensações do seu corpo;
• Olhar para o relógio: anotar no caderno de dieta quanto tempo levou para fazer a refeição. A cada refeição, tente comer devagar e prolongar um pouco mais seu tempo de duração.

Como perceber o que estou comendo:
• Procurar fazer refeições em uma atmosfera relaxada;
• Foque o alimento.

Eu já como devagar, então isso não é problema. Antigamente, quando comia para tapar um buraco emocional, nestes momentos de crise, comia sem prestar atenção, mesmo quando fazia isso lentamente. Mas agora já não faço mais isso! Parabéns para mim (sim, elogiar-se é importante)!
O que me atrapalha é comer em frente à TV, pois mesmo fazendo isso lentamente, não presto atenção e nem saboreio a comida... Isto precisa definitivamente mudar! Ontem consegui almoçar na mesa do restaurante (então foi fácil), mas jantei na sala. No jantar é mais difícil mudar o hábito, eu já vou automaticamente para a sala (minha cozinha é americana, a única coisa que a separa da sala é um balcão). Preciso de estratégias para modificar este comportamento...

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-se e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento;
4) Encontrar um técnico de dieta.

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails