MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
O capítulo de hoje do livro fala sobre diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer. É necessário reconhecer:
Fome » Você experimenta uma sensação de vazio no estômago que frequentemente é acompanhada de ruídos. Normalmente, acontece entre 3 e 5 horas depois de uma boa refeição. Isso é fome.
Sede » Você experimenta uma sensação de secura na boca que o impele a tomar líquidos.
Vontade » Você quer comer porque está influenciado por outros estímulos, mesmo que tenha recém comido. Por exemplo, comemos uma boa refeição e ainda queremos comer mais ou comer um doce. Isso é vontade.
Desejo Incontrolável » Você sente a urgência de comer um tipo específico de alimento, acompanhada de mal estar, tensão e uma sensação desagradável na boca, na garganta ou no corpo, imitando a "fome". Isso é desejo.

Mas como saber se estamos com fome de verdade? A autora diz que precisamos monitorar a fome para aprender a identificar os seus sinais, sobretudo o modo como sentimos o estômago, se dói, se está realmente vazio antes de cada refeição, como nos sentimos em relação a isso. A autora sugere fazer um cartão de monitoramento da Fome, ou seja, uma tabela com os itens O QUE SINTO NO ESTÔMAGO e a FORÇA DA FOME 0 a 10 nos seguintes horários: Antes do café da manhã, No meio do café da manhã, Imediatamente após o café da manhã, 20 minutos após o café da manhã, Antes do almoço, No meio do almoço, Imediatamente após o almoço, 20 minutos após o almoço, Antes do jantar, No meio do jantar, Imediatamente após o jantar, 20 minutos após o jantar.

HoraSensações
O que sinto no estômago?
Classificação
(fome,vontade, desejo)
13:00Nenhuma vontadeNenhuma
14:00Leve vontade na boca de comer chipsVontade
15:00Forte ímpeto na boca por chipsDesejo
16:00Vazio e ruídos no estômagoFome

Outra opção é marcar, de hora em hora, onde quer que você esteja e independentemente do que estiver fazendo, até a hora de dormir, utilizando-se da tabela acima, a respota à pergunta: Eu estou com fome? Se a resposta for afirmativa, preste atenção nas sensações que podem estar ocorrendo em sua boca, garganta ou corpo. Em seguida, responda a estas perguntas que o ajudarão a classificar as sensações em um dos três estados relacionados à comida e anote as respostas:
• Você está sentindo um vazio no estômago, depois de algumas horas da última refeição? Então, provavelmente você está com fome.
• Seu estômago não está vazio, mas ainda assim você quer comer alguma coisa? Isso provavelmente é vontade de comer.
• Você está sentindo um forte ímpeto de comer um tipo específico de comida, provocando algumas sensações na boca, na garganta ou no corpo? Então, provavelmente você está tendo um desejo incontrolável de comer.

Entre 20 minutos e 3 horas depois de ter feito uma refeição razoável, qualquer urgência de comer novamente será provavelmente devido ao desejo de comer e não à fome, então nessas horas podemos dizer tranquilamente não estou com fome, apenas quero comer mais, porém, não farei isso porque quero emagrecer.

POR ISSO É PRECISO APRENDER A DIFERENCIAR A FOME DA VONTADE DE COMER!

Depois de completar esse exercício, você estará numa posição mais favorável para distinguir entre fome, vontade e desejo incontrolável de comer. Repita-o tantas vezes quantas forem necessárias, até não ter mais dificuldades para diferenciar esses três estados.

No final do ano eu incrementei meu Jornal Pessoal para acrescentar várias informações que queria "controlar": horário, nível fome, que emoção eu estava sentindo, etc. Então marquei por algum tempo meu nível de fome para aprender como eu funciono (veja post) e isto foi muito positivo, aprendi várias coisas que ainda estou aplicando. Além disso, estou fazendo as refeições com mais calma ainda, prestando atenção à comida, o que facilita entender quando estou com fome e quando estou com vontade de comer. Graças aos meus avanços na terapia, não tive mais "desejo incontrolável de comer", e aos finais de semana como sempre um docinho que eu esteja com vontade, então mesmo que haja algum desejo, este nunca chega a ficar "incontrolável". Mas não vou considerar a tarefa como completada, pois isto é um processo para a vida inteira!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-me e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento, para poder comprar um presente a cada 2 quilos emagrecidos;
4) Manter-se firme no plano de exercícios escolhido;
5) Ficar atenta a meu corpo para conseguir diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer;
6) Pratique a tolerância à fome (ih, tô com medo!).

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania e da Déia; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

1 comentários:

Deia disse...

Somos duas a ter medo.Mas vamos em frente

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails