MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Ao iniciar uma dieta, é natural que estejamos animados, cheios de gás, entretanto, na hora que as dificuldades aparecem a empolgação pode se transformar em sensação de sobrecarga e desânimo. Por isso a autora sugere metas menores como ao invés de perseguir o emagrecimento total de uma só vez.

Apesar de ser importante ter um objetivo de longo prazo é bom trabalhar com várias metas menores, de curto prazo, que possam ser atingidas com mais rapidez e animem a continuar lutando. O fato é que um emagrecimento lento costuma ser mais seguro a longo prazo, então o ideal, segundo a autora, é estabelecer metas de 2 quilos a menos e ir festejando cada vez que alcançar, estabelecendo elogios ou mimos para cada meta alcançada, que não esteja vinculada a comida.

O Vigilantes diz que o ritmo do emagrecimento, depois das primeiras três semanas, deve ficar entre 500 gramas e 1 quilo por semana. E trabalham com metas de 10% do peso de cada vez, então minha primeira meta era de 9,1kg e agora é de 8,1kg. Mas gostei mais de ter metas menores, que vou atingir rapidamente!

A minha média de emagrecimento, contando as três primeiras semanas foi de 1kg, mas se for contar só as duas últimas semanas foi de 550 gramas, mesmo com toda a ginástica e fazendo tudo certinho. É claro que eu sempre espero emagrecer mais, mas preciso me acostumar com isso: meu corpo está aprendendo a viver com menos energia, e emagrecendo neste ritmo alcanço minha meta em outubro deste ano. Afinal, demorei 40 anos para engordar, 1 ano para emagrecer está muito bom (mais uma frase para meu cartão de enfrentamento, hehehe).

Eu já sabia da importância das mini-metas, e propus uma para mim: caber na calça jeans 44 que ganhei de meu marido. Mas esta é uma meta de longo prazo, preciso pensar menor: dois em dois quilos, mês a mês. Assim, vou pensar desta maneira: Estou com 80,8kg, e meu próximo objetivo é 79kg. E vou misturar duas tarefas do livro: o autoelogio e as metas realistas. Vou colocar no meu cofrinho R$1 a cada dia com alimentação perfeita, 50 centavos a cada dia em que saio um pouco da dieta e nada se eu jacar geral. Também darei uma moeda de 50 centavos a cada dia em que for à academia. Desta maneira, ao final de um mês terei em torno de R$ 38,00, o que dará para comprar um presente para mim a cada dois quilos emagrecidos (que levará mais ou menos um mês, 500 gramas por semana).

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler o cartão de enfrentamento após as refeições;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Elogiar-me e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento, para poder comprar um presente a cada 2 quilos emagrecidos;
4) Manter-se firme no plano de exercícios escolhido;
5) Diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer. Este vai ser legal, quero ver as dicas da autora sobre isso!

Mais informações sobre as tarefas e sobre o livro Pense Magro, entrem no blog da Vania e da Déia; Matéria da Veja sobre o livro neste post.

3 comentários:

Deia disse...

Gostei da ideia da poupança vou pensar com carinho nesta possibilidade. Ainda tenho muiiiiittttta dificuldade para comer devagar e ler os cartões de enfrentamento na hora certa. Acabo lendo quando vou ver a tarefa do dia e na hora de postar no blog.
Bom mas vamos em frente...
Bjs

Débora disse...

Oi!!!
Você viu o selinho "Na dúvida beba água" que eu tinha indicado para você???
Eu não tava conseguindo comentar aqui... Veja lá nas minhas postagens antigas... é só clicar em "Selinhos" que fica mais fácil...
Bjuss

Deia disse...

Dá quase isso, só na sexta que o horário é mais relaxado. Isso é a vida de uma professora.Por isso se brincar toda motivação é pouco.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails