MINHA META

Desde o princípio


Só na casa dos 60
Agora que estou com as tarefas anteriores em dia, voltarei a postar as tarefas seguintes, pois este livro está me ajudando bastante, e gostaria de dividir com vocês!

Comer qualquer alimento numa quantidade maior do que seu planejamento caracteriza exagero. Sentir-se satisfeita antes de terminar de comer e mesmo assim continuar comendo até se sentir saturado, também é exagero. A proposta da autora é que, a partir de hoje, você pare de comer quando a comida que foi planejada tiver acabado. Para isso, ela propõe que a gente aprenda a desperdiçar comida.

□ Hoje no café-da-manhã e no almoço, mensure os alimentos como faz normalmente - mas desta vez coloque porções extras em seu prato. Sirva-se também de um alimento não permitido na dieta.
□ Antes de começar a comer, empurre a porção extra para um lado e coma apenas o que está planejado.
□ Quando a comida planejada acabar, pare de comer e jogue o resto fora. Resista à tentação de guardar as sobras. É preciso aprender a jogar comida fora.

O outro exercício é relacionado à entender que a saciedade só ocorre após 20 minutos. Para isso ela pede que se coma o jantar bem depressa hoje e aí pare de comer. Vinte minutos depois verifique se a saciedade está diferente.

Pensamento sabotador: Não consigo jogar comida fora.
Resposta adaptativa: Então estarei sempre em perigo de voltar ao peso que perdi. Jogar fora a comida que não faz parte do meu planejamento é uma habilidade importante. Ou jogo a comida no lixo ou jogo no meu corpo e engordo. E ainda assim não deixaria de ser um desperdício.

Esse exercício pareceu assustador no início. Eu cresci ouvindo que é pecado jogar comida fora, tem um lado de mim que não se sente bem fazendo isso. Por isso eu sempre coloco exatamente o que posso comer, nem a mais nem a menos... Mas a autora frisa que mesmo que a gente não queira fazer o exercício tem que fazer (tem até uma frase sobre isso: Mesmo que eu não esteja disposta a usar uma das habilidades de dieta, terei que usá-la custe o que custar. Se eu fizer apenas o que estou disposto não vou emagrecer e me tornar uma pessoa magra definitivamente).

Então, vá lá! Ontem almocei na minha mãe e esqueci de colocar a porção extra. Sorte que minha irmã apareceu com um mini bolinho de alho, que eu queria comer. Então acrescentei o bolinho e diminui o arroz e feijão (carboidratos), que joguei fora no final da refeição (foi para o cachorrinho!). Hoje fui fazer exame de sangue e tomei café da manhã fora. Pedi uma torta de palmito, que veio bem grande. Cortei um pedaço, comi aquele pedaço e joguei o resto fora... Quanto ao segundo exercício, tentei fazer, mas mesmo comendo rápido me sinto saciada no final da refeição. Talvez seja necessário comer muito rápido, sem mastigar, mas eu não tenho esta capacidade... Tarefas cumpridas e jogar comida fora nem foi tão terrível assim!!!

Ah, e eu mudei o modo de ler os cartões de enfrentamento. Programei um site para me enviar emails com as frases dos cartões, então acabo me forçando a ler, vários por dia... Está dando certo!

Outra novidade é que sábado fui comprar meu presentinho de ter emagrecido 2 quilos: Um shorts jeans (com lycra) número 44. Está meio apertadinho, mas confortável... Menos uns quilinhos e vai ficar perfeito! Vou tirar uma foto agora para fazer um "antes e depois" quando estiver perfeito... Estou muito feliz!

Para amanhã as tarefas são:
1) Ler a lista das razões que tenho para emagrecer e outros Cartões de Enfrentamento, quando precisar;
2) Sentar-se na cozinha para comer, comendo devagar, prestando atenção e saboreando os alimentos;
3) Planejar a alimentação, mensurar os alimentos e preencher o Jornal Pessoal logo após comer, evitando a alimentação não planejada;
4) Agendar atividades físicas mantendo-me firme no plano de exercícios escolhido;
5) Ficar atenta a meu corpo para conseguir diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer;
6) Não esquecer: EU TENHO A CAPACIDADE DE ESPERAR ATÉ A PRÓXIMA REFEIÇÃO!
7) Elogiar-me e dar uma moeda a cada atitude correta frente ao emagrecimento, para poder comprar um presente a cada 2 quilos emagrecidos;
8) Refletir sobre minhas experiências alimentares para fortalecer meus hábitos bons e aprender sobre meus erros;
9) Modificar minha sensação de saciedade (18ª Tarefa).

Mais informações sobre o livro "Pense Magro", olhem a reportagem da Veja sobre o livro neste post.

12 comentários:

Andrea Hulewicz disse...

HAHAHAHA, nem brinca com essa história de anjo, Deus me livre rsrs, é q ando sem motivação mesmo pra comprar roupa tb sabia? No shopping nunca acho nada de bom, minha mãe que ir lá no Brás, rsrs, mas haja saco tb, deixa eu estar mais animada aí eu vou!

Ahhhh eu tb procuro colocar o q vou comer pra não me empaturrar, só me empaturro de chocolate mesmo rsrs, pq jogar comida fora tb aprendi q é pecado!

Ainda bem q vc deu para o cachorro rsrs, menos mal!

Esse livro é bem rígido, mas é bacana pq se a pessoa seguir certinho vai ter outra mentalidade e com certeza novos hábitos!

Ótima segunda, bjusss

line disse...

que o livro dê um up na sua r.a ! e pelo que vejo ta dando sim . é bom comprar presentinhos pra si mesma né ! beijao

Priscila Mesquita! disse...

Olá, bem bacana esse livro mas acho que não conseguiria seguir mtas coisas, a comida fora ate vai pq tenho 3 cachorros daí vai tudo pra eles. So que comer devagar não é comigo, ate pq estou sempre na correria.
Mas tira a foto estou louca pra ver o antes e agora de shortinho, acho que a 1°coisa q eu comprar vai ser uma calça jeans e um shortinho, pq faz mais d ano q não uso calça jeans.
Gostei da parte de cada atitude certa vc lhe da uma moeda, acho q vou fazer isso tambm.

1000 Bjos!

Liny disse...

Oi Nath..
Pseh tenho que fazer isso mesmo e vou comnecar hoje, so assim volto dirigindo e comendo uma maca... uma fruta que e muito mais saudavel, assim chego em casa sem muita fome, tomo um cha.. banho e cama... ehehhe
Essa semana esta sendo melhor sim, fui ate para a academia hoje... iupiiii...
Beijos, otima semana... Obrigada pela forca...

Lili Bolero disse...

Oi Nathália. Essa história de deixar a comida no prato é uma coisa que não sei fazer. Minha mãe também me ensinou que não era pra jogar comida fora. Vou fazer esse exercício. Boa semana pra vc.!

Eydu disse...

nath
axo q que nao consigo
eu ponho poko no prato porque tenho medo de exagerar na dose rsrsrs

Renata C.P.F. disse...

Oi Nath,
Puxa! Fiquei super feliz que você gostou da sugestão quanto à bijuteria... Pra muitas pessoas, funciona como terapia! Então, certamente vai te ajudar bastante com a ansiedade!! Tô torcendo por você.

Parabénsss pelo peso eliminado, mandado definitivamente pra GORDOLÂNDIAAA!! hehehe... Com os exercícios físicos e a reeducação alimentar, você vai ver, logo, logo, o seu peso diminuir com regularidade, viu??

Ahhh.. tudo de bom o shortinho 44, hein?! Já, já, ele vai estar folgadinho, e você, pensando no 42... ;) Já pensou como vai ser bom?!

Beijoca e ótima semana!!

clau disse...

Olá linda
é complicado mesmo deitar comida no lixo, sempre ouvi toda a vida que é pecado, mas se a gente come tudo parece que fica bem pior para nós mesmas, mas vc esta a seguir a risca esse livrinho e esta ajudar vc :), ainda bem, e esses shortinho vai cair bem em vc e ai vc vai ficar mais feliz :)
Estou Feliz por vc estar conseguindo.
bjs clau

clau disse...

E linda,
a chuva cá esta complicada sim,na Ilha da Madeira aconteceu mesmo a desgraça :(, morreram mtas pessoas. Eu aqui vivo num apartamento a pouco tempo e já senti um tremor de terra, por isso só Deus nos pode ajudar e proteger :)
bjs

Anônimo disse...

Amiga quero ver vc ficar bem na sua calça 44 viu... posta umas fotinhos ai pra gente ver... beijão

Anônimo disse...

Legal suas tarefas, mais isso não dá pra mim não consigo fazer...
beijos

Dayanne Sales disse...

Oi, Nathália!!! Tudo bem?? Estou de volta e precisando daquela força!! Beijos

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu incentivo é muito importante para mim!

Related Posts with Thumbnails